O curso de Especialização em Mídias na Educação tem carga horária de 360 horas, contemplando 12 componentes curriculares (de 20 horas cada) e atividades práticas em sala de aula junto aos seus alunos (perfazendo 120 horas) e, ainda, concluir o trabalho de conclusão do curso (TCC).
Ao longo dos três semestres do curso, o estudante deve cumprir o seguinte cronograma, incluindo as ações acima descritas (componentes + atividades em sala de aula + TCC):
2017 | ||||
Nov: 27/11/2017 |
Ambientação, letramento digital e Introdução à Mídias na Educação | |||
Dez: Até 19/12/2017 |
||||
2018 | ||||
Jan | Férias | |||
Fev: 06/02/2018 | Aplicações pedagógicas de mídias escritas, e-books e hipermídias | Aplicações pedagógicas de Rádio, Web-rádio e pod cast | ||
Mar: 06/03/2018 | Aplicações pedagógicas do audiovisual | Aplicações pedagógicas de Internet e redes sociais | ||
Abr: 03/04/2018 | Aplicações pedagógicas em produção musical na educação | Aplicações pedagógicas em Tecnologia assistiva na educação | ||
Mai: 01/05/2018 | Projeto de Intervenção Pedagógica em Mídias na Educação 1 | |||
Jun | Férias | |||
Jul | Férias | |||
Ago: 31/07/2018 | Planejamento e organização de animações para educação | Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação | Planejamento e organização de mídia escrita para educação | |
Set: 04/09/2018 | Produção de animações para educação | Produção de mídia audiovisual | Produção de mídia escrita | |
Out: 02/10/2018 | Projeto de Intervenção Pedagógica em Mídias na Educação 2 | |||
Nov: 30/10/2018 | “Vivência pedagógica para o projeto de intervenção” | Aprendizagem Colaborativa nas Comunidades em Rede | Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil | |
Dez | ||||
2019 | ||||
Jan | Férias | |||
Fev: 05/02/2019 | Laboratório de educação e tecnologias | Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas | Robótica pedagógica | |
Mar: 05/03/2019 | Projeto de Intervenção Pedagógica em Mídias na Educação 3 (Apresentação dos TCCs) |
LEGENDA:
Os campos em amarelo representam etapas da vivência pedagógica que irá contextualizar o projeto pelo aluno. Não são componentes.
Os campos em laranja, verde e azul representam pares de componentes que devem ser realizados nos meses de Junho de 2018. Assim, em Agosto, o aluno deverá escolher um componente com a mesma cor daquele realizado em Junho.
Os campos em cinza são momentos de férias.